Brasileiro 2017 – 34ª rodada – Grêmio 1 x 1 Vitória

Empate em baixas rotações

O Grêmio não conseguiu superar o Vitória e acabou empatando em 1 x 1, jogando no Alfredo Jaconi. O jogo em Caxias do Sul (em função do show  do Coldplay, na Arena) teve grande público e presença de força máxima tricolor, excluídos os jogadores preservados por recuperação de lesão, como Marcelo Grohe, Edílson e Cortez.

Foi a 4ª partida do Grêmio como mandante no Alfredo Jaconi, em Brasileiros. O estádio virou a 2ª casa gremista na impossibilidade da Arena, como já havia acontecido em 2013 e 2014. Agora o retrospecto é de 2 vitórias e 2 empates, com 5 gols marcados e 2 sofridos. O jogo também representou a quebra de recorde de público do Grêmio no Jaconi:

  • Brasileiro 2013 – Grêmio 2 x 0 Náutico – 11.925 torcedores
  • Brasileiro 2014 – Grêmio 2 x 1 Botafogo – 8.101 torcedores
  • Brasileiro 2014 – Grêmio 0 x 0 Palmeiras – 17.034 torcedores
  • Brasileiro 2017 – Grêmio 1 x 1 Vitória – 17.447 torcedores

Gremio x Vitória - Caxias do Sul

Grande público em Caxias (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Renato novamente acertou em colocar os titulares para jogar, preservando apenas os que não tinham condições, algo que poderia ter feito em outros jogos do Brasileiro. Manteve o ritmo do time e possibilitou alguns testes. Acabou, entretanto, surpreendendo com as escalações de Jaílson no lugar de Michel e de Leonardo como lateral esquerdo. Na frente, Fernandinho recuperou a titularidade de Everton. Porém, o time gremista titular não conseguiu dar a intensidade suficiente para vencer, o que é compreensível às vésperas das finais da Libertadores.

Do outro lado do campo, o adversário esteve muito bem organizado em campo, honrando o crescimento das últimas rodadas e o bom trabalho de Mancini em recuperar o Vitória. Um time muito perigoso, armado para o contra-ataque e para as triangulações em velocidade pelo lado do campo. Em destaque o atacante David, que faz um excelente Brasileiro e que poderia ser uma grande aposta para 2018, a quem tiver o poder de tirá-lo de Salvador.

Foi justamente forçando a jogada lateral que o Vitória surpreendeu e abriu o placar logo aos 16’/1ºT, em jogada de David para a infiltração do lateral Patric. Erro defensivo gremista, no lance em que Geromel, Kannemann e Leonardo pressionaram David e deixaram aberta a entrada de Patric pela esquerda.

Mas não tardou para o Grêmio empatar, logo aos 18’/1ºT. O improvisado Leonardo fez sua grande jogada desde que estreou pelo Grêmio e apareceu para cruzar perfeitamente, de pé esquerdo, para a cabeçada de Fernandinho. Novamente Renato mostrou estrela, no gol com participação dos 2 jogadores nos quais apostou.

Gremio x Vitória - Caxias do Sul

Fernandinho deixa seu gol (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

O gol deu ânimo ao Grêmio, mas não alterou o cenário do jogo. O Vitória seguia bem organizado e se manteve propositivo no ataque, principalmente com as bolas aéreas. Já o Grêmio mostrava problemas em recompor e acompanhar a velocidade do adversário, além do veeeelho problema defensivo por cima. Não conseguiu criar maiores situações de perigo, com exceção de um chute de fora da área de Luan.

A 2ª etapa manteve a mesma disposição em campo dos times, algo que só foi mudar com a expulsão do volante Filipe Souto, aos 12’/2ºT. Era a chance do Grêmio ter superioridade e conseguir pressionar em busca da virada. Por alguns minutos até conseguiu, criando uma chance clara de gol através de Barrios, desperdiçada no chute em cima do goleiro. Renato foi para cima e trocou Leonardo por Everton, recuando Fernandinho para a lateral esquerda. Foi o melhor momento do time no jogo.

Mancini remediou o problema, ao recompor o meio com Patric e colocar o rápido Caíque Sá pela direita. Anulou assim a chegada do Grêmio pelo seu lado esquerdo e fechou o corredor. Renato então optou pela substituição manjada e que invariavelmente fracassa, de colocar 2 centroavantes no time. Tirou Jaílson para a entrada de Jael.

A partir daí, paradoxalmente, o Grêmio perdeu grande parte da sua força ofensiva, ao manter 2 centroavantes fixos na área, mas sem conseguir fazer a bola chegar na frente. Passou a rodar a bola pelo meio e sentiu a falta de jogadores para infiltrar pelos lados. É incrível que treinadores experientes como Renato repitam este erro de preencher o ataque e retirar a capacidade de armação do time…

O empate foi ruim, por não garantir ainda a classificação para a Libertadores 2018 e por mostrar alguns problemas do time. Descontada a natural falta de foco na disputa do Brasileiro (como citou Renato após o jogo), preocupa a burocracia do time na criação de situações frente a um adversário retrancado. A parte final do jogo, onde o Grêmio teve de criar espaços, deve se repetir na final da Libertadores e o imortal precisa mostrar mais.

De positivo as atuações de Luan, para variar, Arthur e a volta de Barrios, de boa movimentação. Jaílson, apesar da boa fase, não consegue dar a mesma qualidade na criação que Michel e não se justifica como titular. Fernandinho e Everton seguem na disputa pela titularidade, mas cada vez mais Renato dá a entender que o cebolinha terá que esperar, infelizmente.

Resta agora a partida contra o São Paulo, na quarta, a última oportunidade do time titular mostrar serviço e ganhar confiança. Jogo importante para garantir de uma vez a vaga no G4 e deixar uma boa impressão antes das finais da Libertadores. Após isso, os jogos contra Santos e Atlético-GO devem ter time reserva e seria imprudente depender destes pontos para uma classificação. Portanto, que o Grêmio aumente o foco e a rotação frente ao São Paulo, a hora é agora!

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Leonardo (Everton, 21’/2ºT); Jaílson (Jael, 29’/2ºT), Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho (Patrick, 44’/2ºT); Lucas Barrios
Técnico: Renato Portaluppi

VITÓRIA: Fernando Miguel; Patric, Bruno, Kanu e Geferson; Ramon Menezes, Fillipe Souto, José Welison, David (Renê, 40’/2ºT) e Neilton (Caíque Sá, 19’/2ºT); Trellez (André Lima, 36’/2ºT)
Técnico: Vagner Mancini

Brasileiro 2017, 2º turno, 34ª rodada
12/11/2017, domingo, 17:00
Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul
Público total: 17.447 (16.439 pagantes)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Cartões amarelos: Fillipe Souto e Kanu (VIT)
Cartão vermelho: Fillipe Souto (VIT, 12’/2ºT)
Gol Grêmio: Fernandinho (18’/1ºT)
Gol Vitória: Patric (16’/1ºT)

3 comentários sobre “Brasileiro 2017 – 34ª rodada – Grêmio 1 x 1 Vitória

  1. […] Qualquer cruzamento na área tem gerado enorme pavor na defesa gremista e este problema fica em evidência quando o adversário se baseia tanto na bola áerea, como o Inter. Por outro lado a origem dos gols sofridos mostra que tem sido muito difícil marcar no Grêmio com bola rolando, tendo em Geromel e Kannemann uma dupla de entrosamento e atuações brilhantes. Aliás, o último gol sofrido pelos titulares com bola rolando foi em 12/11/2017, no empate por 1 x 1 com o Vitória, pela 34ª rodada do Brasileiro. […]

    Curtir

Deixe um comentário