Brasileiro 2017 – 32ª rodada – Grêmio 3 x 1 Flamengo

Foi com a mão de Renato. A vitória sobre o Flamengo veio e deixou o tricolor com a vaga para a Libertadores 2018 muito bem encaminhada, contando com a rodada ruim do trio carioca Botafogo, Vasco e Flamengo. Mas só foi possível através das mudanças do treinador gremista no time.

Muda bem quem escala mal?

Renato acertou em colocar força máxima no confronto, para decidir de uma vez a vaga no G4 e tirar a responsabilidade do time. Acabou por confidenciar, após o jogo, que os titulares o pressionaram para atuar, mostrando o comprometimento e competitividade do elenco. Porém Renato manteve no time a dupla contestada de Jael e Fernandinho.

O 1º tempo foi parelho, sem grandes chances aos 2 times, que pouco futebol mostraram. Um jogo fraco, para uma Arena de um público não condizente ao tamanho de Grêmio x Flamengo. Uma pena que o tricolor tenha esvaziado o Brasileiro…

Na 2ª etapa um gol cedo do adversário tornou tudo mais difícil, após uma falha de posicionamento entre Edílson, Ramiro, Arthur e, principalmente, Geromel. Era apenas 1’/2ºT e o time não funcionava, repetindo jornadas anteriores de falta de poder ofensivo e infiltração na área. Pior de tudo, teria que fazer mais de um gol para virar a partida, algo que há algum tempo virou uma grande dificuldade para o Grêmio.

Faltava para isso a jogada de desequilíbrio, a velocidade, o drible, o chute inimaginável. Tudo o que Everton tem de melhor.

É incrível que ainda não seja titular, mesmo vivendo seu melhor momento, em contraste à Fernandinho. Pois Renato chamou Everton e em 2 minutos o cebolinha virou o jogo. Ao mesmo tempo entrou Beto da Silva na vaga de Jael.

O 1º gol começou de um lançamento de Michel para a área, escorado por Ramiro para a entrada de Beto da Silva. A bola passou na frente da pequena área e Everton teve puro oportunismo para vencer a defesa, com sua velocidade e antecipação. No 2º gol, outro lançamento na origem, agora de Edílson, mas de distância ainda maior. Everton teve força e rapidez para vencer Pará e buscar um chute de alta técnica, sem ângulo, encobrindo Diego Alves. Everton fede a gol e a titularidade!

Gremio x Flamengo

Ele pede passagem (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Everton chegou a 11 gols na temporada, empatado com Pedro Rocha e atrás apenas de Barrios (18) e Luan (17). Mas é na relação de gols/minutos jogados onde se destaca mais. Só perde para Barrios e seu 1 gol a cada 140 minutos em campo. O cebolinha tem média de 1 gol/218 minutos e Luan fica com 1 gol/229 minutos. Já Fernandinho tem 1 gol/303 minutos em campo.

Já no final do jogo Luan ainda deixou sua marca, o 30º gol dele na Arena, artilheiro máximo do estádio. Este foi também o 4º gol de Luan sobre o Flamengo. Fica atrás apenas de Alcindo (6), Jardel (6) e Zé Alcino (5) como os maiores artilheiros gremistas deste clássico nacional. Novamente um gol com a origem em um lançamento, de Geromel, para o apoio e construção da jogada por Beto da Silva.

Além do detalhe dos 3 gols gremistas com origem em lançamentos da defesa é que todos foram nas costas de Pará. Como é bom vê-lo jogar no adversário.

Gremio x Flamengo

(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Vitória merecida pelo 2º tempo e com os méritos de Renato por enxergar os problemas do time. Que faça agora como Roger fez com Pedro Rocha, dê sequência a Everton!!

Com a vitória o Grêmio abre 6 pontos para a classificação direta para a Libertadores e 9 pontos para a classificação na pré-Libertadores. Faltando apenas 18 pontos a disputar praticamente se assegura na disputa de outra Copa em 2018. Seria a 3ª seguida e a 5ª em 6 anos de operação da Arena. Um feito enorme, fruto da sequência de trabalho e da estratégia do futebol gremista. Por mais que o título continental não venha em 2017 o Grêmio segue forte, competitivo e pronto para chegar ao topo novamente.

GRÊMIO: Paulo Victor; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Michel, Arthur, Ramiro (Léo Moura, 38’/2ºT), Luan e Fernandinho (Everton, 23’/2ºT); Jael (Beto da Silva, 23’/2ºT)
Técnico: Renato Portaluppi

FLAMENGO: Diego Alves; Pará, Rhodolfo, Rafael Vaz e Renê (Vinícius Júnior, 30’/2ºT); Cuéllar (Lucas Paquetá, 43’/2ºT), Márcio Araújo, Willian Arão (Geuvânio, 38’/2ºT), Everton Ribeiro e Éverton; Felipe Vizeu
Técnico: Reinaldo Rueda

 

Brasileiro 2017, 2º turno, 32ª rodada
05/11/2017, domingo, 17:00
Arena do Grêmio, Porto Alegre
Público total: 19.973 (18.199 pagantes)
Renda: R$ 628.494,00
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Marcelo Van Gasse (SP) e Tatiane dos Santos Camargo (SP)
Gols Grêmio: Everton (24′ e 26’/2ºT) e Luan (37’/2ºT)
Gol Flamengo: Everton Ribeiro (1’/2ºT)

 

Deixe um comentário